domingo, 4 de outubro de 2009
TEXTOS CURSISTAS
Programar um passeio para conhecer o município foi a única alternativa encontrada para que nossos alunos pudessem conhecer a realidade social. Nossa cidade é rica em acervo histórico e também foi presenteada com uma natureza de tirar o fôlego.
Durante nosso passeio paramos num vilarejo, estavam todos curiosos para conhecê-lo, no entanto como sempre a diretora não tinha tempo e essa era a primeira vez de sua presença...mesmo assim lá se foi ela para seu gabinete.
Os professores do Ensino Fundamental e Estadual juntamente com os alunos continuaram com seu projeto e foram passando por lugares maravilhosos.
No final do passeio todos estavam realizados pelo simples fato de ensinar e aprender novos conhecimentos e novas situações viveram momentos felizes como se todos estivessem vivendo um conto de fadas. Assim ficaram felizes para sempre.
KIKA e SUÉLEN
UM CASO DE PAPAGAIOS PIRATAS
A muitos e muitos anos atrás, quando ainda nem chovia em Itapoá, colocamos alguns pertences em nossa mala: um chapéu, 2 botinas, 1 panela, 1 frigideira com ovo e tudo e um cachecol. Fomos até a livraria e compramos nossa passagem de trem. Estávamos felizes. Íamos nós e os alunos da Escola Euclides da Cunha. Subimos a Serra e, 48 horas depois, chegamos lá.
Quando chegamos para participar do curso Gestar II, notamos que não havíamos levado borracha para apagar os nossos erros. Tivemos que aprender a escrever tudo corretamente.
Nós que nunca havíamos aprendido nada – nem mesmos a arrumar a mala – aprendemos a aprender.
Agora já sei contar histórias!
Edinéir e Rubens
OS SONHOS DE UMA MENINA
Quando Laura sonhava
Com um futuro brilhantes
Ainda era menina
E a alegria era seu semblante
Seus sonhos eram encantados
Cores, flores e amores
O tempo foi passando
E a menina foi crescendo
E de tudo foi fazendo
Tecendo muitos chapéus
Suas roupas eram leves
leve como o vento que ia aos céus
Não esqueça Laura o Tempo
Ele passa e não volta
A mãe sempre dizia
Mas de menina foi a moça
E o tempo foi passando
De moça virou mulher
E então sonhava como dava
Um amor nunca encontrou
Mas esperança sempre tinha
e sabia que um dia Encontra-lo-ia
Então perto de um castelo
Ela achou-se um trapo velho
E com tristeza desaminou
Lembrava dos conselhos
Que ouvia e o desespero
Lágrimas dos olhos brotou
E na quarta-feira 30
Em outubro desse ano
Um lindo amor brotou
No coração seu esquecido
Um velho encantado não vencido
Que amor nela semeou
Ah! reviveu nossa menina!
A moça!
A mulher!
E a velha-menina-moça
Casou-se com seu velho amor
E o padrinho um livreiro
De presente deu-lhe
Um livro que relatava
Um lindo sonho de amor!
Márcia Partala e Sonia Zagonel
A COROAÇÃO
Em uma época muito distante, onde viviam apenas príncipes e princesas, no reinado de Itapoá estava para acontecer um fato histórico naquela região.
Este acontecimento não reuniria apenas os príncipes e princesas, aconteceria um episódio de extrema importância para a festa que seria a coroação.
Neste dia a coroa do rei Paulo passaria para seu filho João como mandava a tradição.
Para que a festa de coroação acontecesse conforme os costumes, fazia-se necessário a presença de uma rainha, pois a mesma já havia falecido. Então o príncipe lembrou-se da velha Josefa que o tinha criado.
Velozmente foi até a floresta convidá-la para participar da sua coroação. Chegando lá se deparou com uma linda moça e lembrou-se que a mesma tinha sido criada juntamente com ele no castelo.
O príncipe ficou encantado com a beleza da moça e a convidou para participar da festa de coroação junto com a velha Josefa. E todos ficaram felizes.
Beth, Ana Josélia, Marta e Rosemeri
vida
Benvindo
Sem metas, os sonhos não tem alicerce.
Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. melhor é errar por tentar do que errar por se omitir! Não tenha medo dos tropeços da jornada. Não se esqueça de que você, ainda que incompleto foi o maior aventureiro da história.
Pensar
Pensar, como é bom pensar. Paro para pensar e ouço meus pensamentos. Muitas vezes diante dos problemas que vivenciamos no nossos cotidiano não sabemos o que escrever ou talvez não gostamos de registrar nossos pensamentos. Nos pegamos mergulhados em nossos pensamentos e questionamos quem sou eu? Dúvida estas nem sempre passíveis de respostas. Olhamos para o lado e vemos pessoas pensando, porque será que pensam tanto? Queria olhar para o horizonte e ter todas as respostas não respondidas. Nossa quantos pensamentos divergentes. Escutamos ruídos que, muitas vezes nos impossibilitam de pensar. Pensar num mundo diferente no qual o ser humano coautor do universo pudesse se amar mais harmonizando com o meio ambiente e consequentemente se humanizar mais consigo mesmo. Temos tantos medos e esses medos nos faz mergulhar num crepúsculo sem encontrarmos a saída. A vida é bela, vivemos momentos de grande emoção numa simbiose de sentimentos que se entrelaçam nos possibilitando viver momentos de alegria ou a tristeza.
Precisamos ter emoção de viver a vida, pois já ganhamos duas grandes batalhas: a disputa do espermatozóide e o nosso nascimento. Nossa não sabíamos que nessa vida enfrentaríamos batalhas tão difíceis, mas como já fomos vitoriosos conseguimos enfrentá-los e ganharmos essas batalhas. Temos que ter em mente que nossa vida é maravilhosa, precisamos saber valorizá-la e só assim poderemos ter um sentido mais absoluto do viver.
Alguns escrevem outros apenas pensam... será que tem medo de ouvir o seu coração e descobrir as grandes catedrais que ali habitam. Todas as nossas dificuldades nos impedem de organizar nossos pensamentos que ficam como uma teia que não conseguiu de fechar. Gosto tanto de trabalhar com as palavras, elas são significativas podemos jogar com elas. Vida louca, louca vida. Quantas vezes em nossos pensamentos permitimos que a tristeza e a angústia invade nosso eu nos deixando debilitados? Alguns momentos queríamos gritar para todo mundo para que ouvissem o que temos a dizer. Quantos sentimentos, quantas emoções. É na mistura de sentimentos como o amor, a sabedoria o discernimento, a alegria, a tristeza, a gratidão, a doação, a caridade, o conhecimento que nos construídos como ser humano. Cheios de contrastes. Sorrisos encantadores nos faz vibrar cheios de emoção. O tempo passa tão rápido e, quando percebemos já passou.
PROJETO
PROJETO
O professor cursista deverá desenvolver um projeto para a finalização do programa, de preferência interdisciplinar, a ser implementado em sala de aula, apresentando a estrutura a seguir:
Temática: definir o tema que possa desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa e seja contextualizado à realidade de sala de aula.
Problemática: definir situação-problema a ser focada mediante seu desenvolvimento.
Fundamentação teórica: definir conceitos e as teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas.
Objetivos: definir quais são os objetivos gerais e específicos a serem alcançados com a sua implementação.
Cronograma: definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos prazos.
Equipe: definir as áreas de conhecimento envolvidos, assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições.
Avaliação: definir o processo de avaliação e os instrumentos a serem utilizados.
ENVELOPE DA LINGUAGEM
CRONOGRAMA DAS AULAS DO GESTAR II - ITAPOÁ/SC
01/04/2009 - | Abertura do Curso Gestar; Eduardo e Valci falam sobre a importância de fazer o curso; Leitura do guia geral; Entrega e conferência dos materiais. |
15/04/2009 | seção coletiva I unidade 9/10 do TP 3 – duração 4 horas |
29/04/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
13/05/2009 | Seção coletiva I I unidade 11/12 do TP 3 – duração 4 horas |
27/05/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
10/06/2009 | Seção coletiva III unidade 13/14 do TP 4 – duração 4 horas |
24/06/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
08/07/2009 | Seção coletiva IV unidade 15/16 do TP 4– duração 4 horas |
15/07/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
05/08/2009 | seção coletiva V unidade 17/18 do TP 5 – duração 4 horas |
19/08/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
02/09/2009 | seção coletiva V unidade 19/20 do TP 5 – duração 4 horas |
16/09/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
30/09/2009 | Seção coletiva VIII unidade 1/2/3/4 do TP 1 – duração 4 horas |
14/10/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
28/10/2009 | Seção coletiva IX unidade 5/6/7/8 do TP 2 – duração 4 horas |
11/11/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
25/11/2009 | Seção coletiva IX unidade 21/22 do TP 6 – duração 4 horas |
09/12/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
16/12/2009 | seção coletiva VI unidade 7/8 do TP 5 – duração 4 horas |
cronograma do Gestar II- LP
CRONOGRAMA DO CURSO
QUADRO DEMONSTRATIVO CARGA HORARIA DO PROGRAMA – MÓDULO I E II | ||
1. ESTUDOS INDIVIDUAIS
2. ESTUDOS COLETIVOS OFICINAS | 24 UNIDADES DOS TPS (5 HORAS PARA CADA UNIDADE)
16 OFICINAS DAS UNIDADES 2 OFICINAS INTRODUTÓRIAS 2 OFICINAS DE AVALIAÇÃO (4H CADA OFICINA) | 120 H
80 H
|
3. LIÇÃO DE CASA OU SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO | 12 UNIDADES DOS TPS (5 H CADA UNIDADE) | 60 H |
4. ELABORAÇÃO DO PROJETO | DO INÍCIO AO TÉRMINO DO CURSO | 40 H |
TOTAL DE HORAS – 300 H |
Nenhum comentário:
Postar um comentário