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sábado, 3 de outubro de 2009

CONTINUAÇÃO 10° ENCONTRO

Dando seqüência a Tp4 realizamos nesse dia uma grande discussão a respeito do papel da escola no processo da leitura e escrita. Durante a discussão ficou evidente a preocupação dos professores de língua portuguesa em suas unidades escolares, pois segundo seus relatos, os mesmos sentem constrangido quando os professores das outras áreas do conhecimento os coloca em xeque quando os problemas apresentados pelos alunos diz respeito a prática da leitura e escrita. Durante as oficinas um cursista pediu a palavra para apresentar uma situação vivenciada por ele e que foi solucionado com a colaboração e envolvimento de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem. O resultado dessa união está sendo extraordinário. Colocou que no início do ano letivo uma de suas turmas de 6° ano por terem passado o ano passado por vários professores chegaram ao sexto ano semianalfabetos proporcionando a ele e a todos os envolvidos no processo grande angústia e em alguns momentos vontade de desaparecer, pois os problemas apresentados eram extremamente preocupantes. Durante esse primeiro bimestre perdeu várias noites de sono preocupado em articular uma maneira para resolver o problema daquela turma. Esperou a reunião pedagógica e apresentou o problema aos professores e equipe pedagógica e juntos resolveram assumir o problema e esperar para observar os resultados. Hoje ele pode falar com convicção que quando todos assumem o problema grandes resultados são alcançados. Daquela turma de semianalfabetos que mal conseguiam organizar algumas linhas de produção textual hoje fala com um sorriso estampado o resultado alcançado, pois os alunos hoje produzem texto com aproximadamente 30, 40 linhas num ritmo harmonioso, não apresentam medo de escrever, haja vista que, passaram a confiar em suas capacidades. Segundo o relato do professor isso só foi possível porque todos vestiram a camisa e não passaram a bola para o professor de português que se equacionarmos é impossível uma única pessoa resolver um problema que é da escola e não do professor de português. Durante a oficina ficou claro que em todas as unidades escolares a culpa das dificuldades no que tange a leitura e escrita recaí para o professor de língua portuguesa gerando uma grande angústia para os docentes. Quando falamos em produção de texto deixamos claro que a escola possui como papel fundamental que é auxiliar o aluno a desenvolver sua competência em produção de texto e isto é: papel da escola, competência do professor, objetivo do currículo, necessário a escolar. A escrita não é apenas inspiração... O processo de escrita requer do escritor: conhecimentos prévios, leituras diversificadas, investigação sobre o assunto abordado, reconhecimento da forma e estrutura do texto a ser escrito, trabalho e dedicação no processo de construção do texto.
E assim nossa discussão foi tomando sabor quando todos ficaram cientes que o professor de português não é o único responsável pela leitura e escrita, mas sim é responsabilidade da escola. E, do ponto de vista etimológico, texto significa tecido, e ler se origina de lege cujo sentido é ato de colher, recolher, de juntar, então “o leitor é aquele tecido, os fios que, tecidos, vão constituir suas histórias de leitura” (GURGEL, 1999:
209).

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vida

vida

Benvindo

Sem sonhos, a vida não tem brilho.
Sem metas, os sonhos não tem alicerce.
Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. melhor é errar por tentar do que errar por se omitir! Não tenha medo dos tropeços da jornada. Não se esqueça de que você, ainda que incompleto foi o maior aventureiro da história.

Pensar

Pensar, como é bom pensar. Paro para pensar e ouço meus pensamentos. Muitas vezes diante dos problemas que vivenciamos no nossos cotidiano não sabemos o que escrever ou talvez não gostamos de registrar nossos pensamentos. Nos pegamos mergulhados em nossos pensamentos e questionamos quem sou eu? Dúvida estas nem sempre passíveis de respostas. Olhamos para o lado e vemos pessoas pensando, porque será que pensam tanto? Queria olhar para o horizonte e ter todas as respostas não respondidas. Nossa quantos pensamentos divergentes. Escutamos ruídos que, muitas vezes nos impossibilitam de pensar. Pensar num mundo diferente no qual o ser humano coautor do universo pudesse se amar mais harmonizando com o meio ambiente e consequentemente se humanizar mais consigo mesmo. Temos tantos medos e esses medos nos faz mergulhar num crepúsculo sem encontrarmos a saída. A vida é bela, vivemos momentos de grande emoção numa simbiose de sentimentos que se entrelaçam nos possibilitando viver momentos de alegria ou a tristeza.

Precisamos ter emoção de viver a vida, pois já ganhamos duas grandes batalhas: a disputa do espermatozóide e o nosso nascimento. Nossa não sabíamos que nessa vida enfrentaríamos batalhas tão difíceis, mas como já fomos vitoriosos conseguimos enfrentá-los e ganharmos essas batalhas. Temos que ter em mente que nossa vida é maravilhosa, precisamos saber valorizá-la e só assim poderemos ter um sentido mais absoluto do viver.

Alguns escrevem outros apenas pensam... será que tem medo de ouvir o seu coração e descobrir as grandes catedrais que ali habitam. Todas as nossas dificuldades nos impedem de organizar nossos pensamentos que ficam como uma teia que não conseguiu de fechar. Gosto tanto de trabalhar com as palavras, elas são significativas podemos jogar com elas. Vida louca, louca vida. Quantas vezes em nossos pensamentos permitimos que a tristeza e a angústia invade nosso eu nos deixando debilitados? Alguns momentos queríamos gritar para todo mundo para que ouvissem o que temos a dizer. Quantos sentimentos, quantas emoções. É na mistura de sentimentos como o amor, a sabedoria o discernimento, a alegria, a tristeza, a gratidão, a doação, a caridade, o conhecimento que nos construídos como ser humano. Cheios de contrastes. Sorrisos encantadores nos faz vibrar cheios de emoção. O tempo passa tão rápido e, quando percebemos já passou.


Itapoá-Sc

PROJETO


PROJETO


O professor cursista deverá desenvolver um projeto para a finalização do programa, de preferência interdisciplinar, a ser implementado em sala de aula, apresentando a estrutura a seguir:

Temática: definir o tema que possa desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa e seja contextualizado à realidade de sala de aula.

Problemática: definir situação-problema a ser focada mediante seu desenvolvimento.

Fundamentação teórica: definir conceitos e as teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas.

Objetivos: definir quais são os objetivos gerais e específicos a serem alcançados com a sua implementação.

Cronograma: definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos prazos.

Equipe: definir as áreas de conhecimento envolvidos, assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições.


Avaliação: definir o processo de avaliação e os instrumentos a serem utilizados.






Secretaria de Educação e Professores Formadores

Secretaria de educação, coordenador do Curso Gestar

oficina-seção 9 e 10 - TP3

Intervalo-Coffee break

ENVELOPE DA LINGUAGEM

ENVELOPE DA LINGUAGEM


Elaboração de atividade


CRONOGRAMA DAS AULAS DO GESTAR II - ITAPOÁ/SC



01/04/2009 -

Abertura do Curso Gestar;

Eduardo e Valci falam sobre a importância de fazer o curso;

Leitura do guia geral;

Entrega e conferência dos materiais.

15/04/2009

seção coletiva I

unidade 9/10 do TP 3 – duração 4 horas

29/04/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

13/05/2009

Seção coletiva I I

unidade 11/12 do TP 3 – duração 4 horas

27/05/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

10/06/2009

Seção coletiva III

unidade 13/14 do TP 4 – duração 4 horas

24/06/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

08/07/2009

Seção coletiva IV

unidade 15/16 do TP 4– duração 4 horas

15/07/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

05/08/2009

seção coletiva V

unidade 17/18 do TP 5 – duração 4 horas

19/08/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

02/09/2009

seção coletiva V

unidade 19/20 do TP 5 – duração 4 horas

16/09/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

30/09/2009

Seção coletiva VIII

unidade 1/2/3/4 do TP 1 – duração 4 horas

14/10/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

28/10/2009

Seção coletiva IX

unidade 5/6/7/8 do TP 2 – duração 4 horas

11/11/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

25/11/2009

Seção coletiva IX

unidade 21/22 do TP 6 – duração 4 horas

09/12/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

16/12/2009

seção coletiva VI

unidade 7/8 do TP 5 – duração 4 horas


cronograma do Gestar II- LP

CRONOGRAMA DO CURSO



QUADRO DEMONSTRATIVO CARGA HORARIA DO PROGRAMA – MÓDULO I E II

1. ESTUDOS INDIVIDUAIS



2. ESTUDOS COLETIVOS

OFICINAS

24 UNIDADES DOS TPS (5 HORAS PARA CADA UNIDADE)


16 OFICINAS DAS UNIDADES

2 OFICINAS INTRODUTÓRIAS

2 OFICINAS DE AVALIAÇÃO

(4H CADA OFICINA)

120 H



80 H


3. LIÇÃO DE CASA OU SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO

12 UNIDADES DOS TPS (5 H CADA UNIDADE)

60 H

4. ELABORAÇÃO DO PROJETO

DO INÍCIO AO TÉRMINO DO CURSO

40 H

TOTAL DE HORAS – 300 H


Cursistas Gestar II - Língua Portuguesa

Cursistas Gestar II - Língua Portuguesa
Vocês são um sucesso. Beijos

Professora Tamar

Professora Tamar
Você é um sucesso!