Pages

sábado, 3 de outubro de 2009

TEXTOS PROFESSORES

O TEMPO

O tempo é surpreendente e nos dá a possibilidade de realizarmos todos os nossos sonhos ou não, bastando para que esses se realizem a busca por aquilo que desejamos. Para alcançarmos nossos objetivos precisamos agora no presente adquirir toda a bagagem necessária para que todos os nossos sonhos um dia se tornem realidade. Dependendo de nossa busca poderão permanecer em apenas em nossa memória. Todos na vida temos um ideal, um caminho a seguir, mas a vida nos impõe barreiras que devemos superar.
Assim as luzes da sabedoria estão em nossas mentes basta apenas sabermos utilizá-las para alcançarmos nossos objetivos.

Nair, Renata, Tatiana e Marta


LEMBRANÇAS


Ontem ao passar pela ponte,
Da grande cidade em que moro
lembrei...
lembrei do passado
passado em que vivia
naquela linda cidade.
Cidade com um lindo mar
onde ficava a olhar
os pássaros e lindas gaivotas
na busca por seu alimento.
Quando à noite caia
A lua cheia com seu luar deslumbrante refletia na varanda
ao olhar para o cosmo as estrelas brilhavam
as nuvens estavam mais belas
sentia uma energia impulsionando meu eu
e pensava como a vida é bela
as lembranças não se apagam
lembranças jamais esquecidas
dos momentos vividos
naquela pequena cidade
cidade dos meus sonhos.
De repente senti
uma mão pairar
sobre meu ombro
e assim, despertei.

Carol, Ana Josélia, Beth e Rubens




A LUZ DA LUA


Na imensidão da noite a terra é iluminada pela luz do lua
vejo os namorados a sonhar
na luz do lua
a moça beijava o rapaz
que começava a cantarolar
cantigas de amor para alegrar.
Me vejo nessa solidão
sem ter você para esperar
Você se foi sem avisar
O que me resta neste momento
é chorar...


Maria Lucia e Suélem


O INESPERADO

O final se semana seria maravilhoso se nada disso tivesse acontecido. Eu e um casa de amigos fomos para uma pousada a beira do rio Tibagi em busca de passar momentos agradáveis e descontraídos longe do barulho ensurdecedor da metrópole.
Na sexta-feira à noite iniciamos nossa viagem, bastante animados e esperançosos de que o passeio reacenderia as energias para retornarmos as atividades rotineiras, as vezes tão desgastantes.
Um pouco cansados da viagem, mas muito ansiosos por ver a manhã nascer com um sol radiante, brisa refrescante e o cheiro de verde, muito verde que há muito não sentíamos. Cansados, mas muito enebriados pelas beleza do lugar fomos dormir.
De madrugada aconteceu o inesperado!
O vento começou uivar ferozmente, era assustador. Os raios cortavam os céus e traçavam monstros brilhantes. O estrondo era retumbante e tremia, sacudia tudo e todos.
Aquilo era o fim dos tempos, agarrávamos uns aos outros. Homens e mulheres unidos balbuciavam orações jamais ouvidas antes. Era a treva!
De repente surgiu da escuridão um grito indefinido.
Céus! É um fantasma!
Não é uma alma penada!
O que aconteceu não se descreve, aquela pousada veio abaixo. Nós e os outros clientes rompemos porta afora, aos tombos, aos berros. Os que ficaram no saguão eram aqueles que tremiam e não saiam do lugar. Chuva grossa e aquele povo espalhado pelo jardim. Alguns chegavam a pular o muro. Pedras moviam-se.
A tempestade foi acalmado e e então ressabiados começamos a surgir dos esconderijos. Todos atônitos.
Descobrimos que o estranho vulto era a dona da pousada trazendo palma benta para queimar e acalmar a tempestade.
E acalmou!


Partala, Beth e Dinarci

Nenhum comentário:

vida

vida

Benvindo

Sem sonhos, a vida não tem brilho.
Sem metas, os sonhos não tem alicerce.
Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. melhor é errar por tentar do que errar por se omitir! Não tenha medo dos tropeços da jornada. Não se esqueça de que você, ainda que incompleto foi o maior aventureiro da história.

Pensar

Pensar, como é bom pensar. Paro para pensar e ouço meus pensamentos. Muitas vezes diante dos problemas que vivenciamos no nossos cotidiano não sabemos o que escrever ou talvez não gostamos de registrar nossos pensamentos. Nos pegamos mergulhados em nossos pensamentos e questionamos quem sou eu? Dúvida estas nem sempre passíveis de respostas. Olhamos para o lado e vemos pessoas pensando, porque será que pensam tanto? Queria olhar para o horizonte e ter todas as respostas não respondidas. Nossa quantos pensamentos divergentes. Escutamos ruídos que, muitas vezes nos impossibilitam de pensar. Pensar num mundo diferente no qual o ser humano coautor do universo pudesse se amar mais harmonizando com o meio ambiente e consequentemente se humanizar mais consigo mesmo. Temos tantos medos e esses medos nos faz mergulhar num crepúsculo sem encontrarmos a saída. A vida é bela, vivemos momentos de grande emoção numa simbiose de sentimentos que se entrelaçam nos possibilitando viver momentos de alegria ou a tristeza.

Precisamos ter emoção de viver a vida, pois já ganhamos duas grandes batalhas: a disputa do espermatozóide e o nosso nascimento. Nossa não sabíamos que nessa vida enfrentaríamos batalhas tão difíceis, mas como já fomos vitoriosos conseguimos enfrentá-los e ganharmos essas batalhas. Temos que ter em mente que nossa vida é maravilhosa, precisamos saber valorizá-la e só assim poderemos ter um sentido mais absoluto do viver.

Alguns escrevem outros apenas pensam... será que tem medo de ouvir o seu coração e descobrir as grandes catedrais que ali habitam. Todas as nossas dificuldades nos impedem de organizar nossos pensamentos que ficam como uma teia que não conseguiu de fechar. Gosto tanto de trabalhar com as palavras, elas são significativas podemos jogar com elas. Vida louca, louca vida. Quantas vezes em nossos pensamentos permitimos que a tristeza e a angústia invade nosso eu nos deixando debilitados? Alguns momentos queríamos gritar para todo mundo para que ouvissem o que temos a dizer. Quantos sentimentos, quantas emoções. É na mistura de sentimentos como o amor, a sabedoria o discernimento, a alegria, a tristeza, a gratidão, a doação, a caridade, o conhecimento que nos construídos como ser humano. Cheios de contrastes. Sorrisos encantadores nos faz vibrar cheios de emoção. O tempo passa tão rápido e, quando percebemos já passou.


Itapoá-Sc

PROJETO


PROJETO


O professor cursista deverá desenvolver um projeto para a finalização do programa, de preferência interdisciplinar, a ser implementado em sala de aula, apresentando a estrutura a seguir:

Temática: definir o tema que possa desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa e seja contextualizado à realidade de sala de aula.

Problemática: definir situação-problema a ser focada mediante seu desenvolvimento.

Fundamentação teórica: definir conceitos e as teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas.

Objetivos: definir quais são os objetivos gerais e específicos a serem alcançados com a sua implementação.

Cronograma: definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos prazos.

Equipe: definir as áreas de conhecimento envolvidos, assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições.


Avaliação: definir o processo de avaliação e os instrumentos a serem utilizados.






Secretaria de Educação e Professores Formadores

Secretaria de educação, coordenador do Curso Gestar

oficina-seção 9 e 10 - TP3

Intervalo-Coffee break

ENVELOPE DA LINGUAGEM

ENVELOPE DA LINGUAGEM

Elaboração de atividade

CRONOGRAMA DAS AULAS DO GESTAR II - ITAPOÁ/SC



01/04/2009 -

Abertura do Curso Gestar;

Eduardo e Valci falam sobre a importância de fazer o curso;

Leitura do guia geral;

Entrega e conferência dos materiais.

15/04/2009

seção coletiva I

unidade 9/10 do TP 3 – duração 4 horas

29/04/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

13/05/2009

Seção coletiva I I

unidade 11/12 do TP 3 – duração 4 horas

27/05/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

10/06/2009

Seção coletiva III

unidade 13/14 do TP 4 – duração 4 horas

24/06/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

08/07/2009

Seção coletiva IV

unidade 15/16 do TP 4– duração 4 horas

15/07/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

05/08/2009

seção coletiva V

unidade 17/18 do TP 5 – duração 4 horas

19/08/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

02/09/2009

seção coletiva V

unidade 19/20 do TP 5 – duração 4 horas

16/09/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

30/09/2009

Seção coletiva VIII

unidade 1/2/3/4 do TP 1 – duração 4 horas

14/10/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

28/10/2009

Seção coletiva IX

unidade 5/6/7/8 do TP 2 – duração 4 horas

11/11/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

25/11/2009

Seção coletiva IX

unidade 21/22 do TP 6 – duração 4 horas

09/12/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

16/12/2009

seção coletiva VI

unidade 7/8 do TP 5 – duração 4 horas


cronograma do Gestar II- LP

CRONOGRAMA DO CURSO



QUADRO DEMONSTRATIVO CARGA HORARIA DO PROGRAMA – MÓDULO I E II

1. ESTUDOS INDIVIDUAIS



2. ESTUDOS COLETIVOS

OFICINAS

24 UNIDADES DOS TPS (5 HORAS PARA CADA UNIDADE)


16 OFICINAS DAS UNIDADES

2 OFICINAS INTRODUTÓRIAS

2 OFICINAS DE AVALIAÇÃO

(4H CADA OFICINA)

120 H



80 H


3. LIÇÃO DE CASA OU SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO

12 UNIDADES DOS TPS (5 H CADA UNIDADE)

60 H

4. ELABORAÇÃO DO PROJETO

DO INÍCIO AO TÉRMINO DO CURSO

40 H

TOTAL DE HORAS – 300 H


Cursistas Gestar II - Língua Portuguesa

Cursistas Gestar II - Língua Portuguesa
Vocês são um sucesso. Beijos

Professora Tamar

Professora Tamar
Você é um sucesso!