segunda-feira, 2 de novembro de 2009
elaboração de texto poético- objeto máscara
>Rosto de cor e mistério
Feliz, sério?
Sem expressão
Olhar oculto
Um vulto?
Brilho de dor ou amor
Nas cores a felicidade
Nos traços uma saudade
De quê?
De Quem?
Flor sem perfume
beije com ardume...
saudades, um vazio
E a paz se faz presente.
Sônia e Márcia Partala
SEM VIDA
Face branca, gélida!
Os olhos ocultos
na maciez triste e sem vida.
Flores cobrem a luz
Do teu sorriso
Colorem, porém calam a tua voz!
Face triste
na calmaria das
horas poéticas...
Que no silêncio (estático)
fica inerte,
na tua inércia sem rima
e sem vida.
Kika e Suelen
FACE BRANCA
Branco que traz a paz
quer lembra a liberdade
liberdade de caminhar na rua.
Face que traz a rosa
rosa flor cheirosa.
Cheiro que nos lembra o
bolo cheiroso da querida vovó.
Mas a face branca
fecha os olhos, os olhos
para o mundo, mundo
hoje que não encontra a paz.
Ana Josélia e Elenice
DUAS CARAS
Há pessoas que duas caras tem,
não demonstram sentimentos,
pois os mesmos não o tem.
Sua personalidade aponta
o seu verdadeiro eu,
suas qualidades seus defeitos
cada um do seu jeito.
No decorrer de nossa vida
nos encontramos com várias pessoas,
gordas, magras, negras ou brancas,
simpáticas, antipáticas
com duas caras ou não.
Edinéir, Marta e Tatiana
ELE
Olho para seu rosto
vejo o brilho de seu olhar.
Parece o orvalho nas noites
de luar.
Seu semblante calmo
lembra a fina névoa
em uma noite de inverno.
Onde o silêncio fala mais
que palavras.
Seus lábios lembram os favos
de mel, doce como ele só.
Minha eterna amada!
Seu semblante estará
gravado para sempre
em meus pensamentos.
Renata e Nair
FACE TRISTE
Oh! mundo de máscaras,
flores a que te vejo.
Olhos encobertos
boca a se enconder
Vida? Quase sem palavras,
sem expressão,
sem um belo sorriso.
Oh! que mundo incerto,
que mundo sofrido.
Gisele, Dinaci e Elizabet
vida
Benvindo
Sem metas, os sonhos não tem alicerce.
Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. melhor é errar por tentar do que errar por se omitir! Não tenha medo dos tropeços da jornada. Não se esqueça de que você, ainda que incompleto foi o maior aventureiro da história.
Pensar
Pensar, como é bom pensar. Paro para pensar e ouço meus pensamentos. Muitas vezes diante dos problemas que vivenciamos no nossos cotidiano não sabemos o que escrever ou talvez não gostamos de registrar nossos pensamentos. Nos pegamos mergulhados em nossos pensamentos e questionamos quem sou eu? Dúvida estas nem sempre passíveis de respostas. Olhamos para o lado e vemos pessoas pensando, porque será que pensam tanto? Queria olhar para o horizonte e ter todas as respostas não respondidas. Nossa quantos pensamentos divergentes. Escutamos ruídos que, muitas vezes nos impossibilitam de pensar. Pensar num mundo diferente no qual o ser humano coautor do universo pudesse se amar mais harmonizando com o meio ambiente e consequentemente se humanizar mais consigo mesmo. Temos tantos medos e esses medos nos faz mergulhar num crepúsculo sem encontrarmos a saída. A vida é bela, vivemos momentos de grande emoção numa simbiose de sentimentos que se entrelaçam nos possibilitando viver momentos de alegria ou a tristeza.
Precisamos ter emoção de viver a vida, pois já ganhamos duas grandes batalhas: a disputa do espermatozóide e o nosso nascimento. Nossa não sabíamos que nessa vida enfrentaríamos batalhas tão difíceis, mas como já fomos vitoriosos conseguimos enfrentá-los e ganharmos essas batalhas. Temos que ter em mente que nossa vida é maravilhosa, precisamos saber valorizá-la e só assim poderemos ter um sentido mais absoluto do viver.
Alguns escrevem outros apenas pensam... será que tem medo de ouvir o seu coração e descobrir as grandes catedrais que ali habitam. Todas as nossas dificuldades nos impedem de organizar nossos pensamentos que ficam como uma teia que não conseguiu de fechar. Gosto tanto de trabalhar com as palavras, elas são significativas podemos jogar com elas. Vida louca, louca vida. Quantas vezes em nossos pensamentos permitimos que a tristeza e a angústia invade nosso eu nos deixando debilitados? Alguns momentos queríamos gritar para todo mundo para que ouvissem o que temos a dizer. Quantos sentimentos, quantas emoções. É na mistura de sentimentos como o amor, a sabedoria o discernimento, a alegria, a tristeza, a gratidão, a doação, a caridade, o conhecimento que nos construídos como ser humano. Cheios de contrastes. Sorrisos encantadores nos faz vibrar cheios de emoção. O tempo passa tão rápido e, quando percebemos já passou.
PROJETO
PROJETO
O professor cursista deverá desenvolver um projeto para a finalização do programa, de preferência interdisciplinar, a ser implementado em sala de aula, apresentando a estrutura a seguir:
Temática: definir o tema que possa desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa e seja contextualizado à realidade de sala de aula.
Problemática: definir situação-problema a ser focada mediante seu desenvolvimento.
Fundamentação teórica: definir conceitos e as teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas.
Objetivos: definir quais são os objetivos gerais e específicos a serem alcançados com a sua implementação.
Cronograma: definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos prazos.
Equipe: definir as áreas de conhecimento envolvidos, assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições.
Avaliação: definir o processo de avaliação e os instrumentos a serem utilizados.
ENVELOPE DA LINGUAGEM
CRONOGRAMA DAS AULAS DO GESTAR II - ITAPOÁ/SC
01/04/2009 - | Abertura do Curso Gestar; Eduardo e Valci falam sobre a importância de fazer o curso; Leitura do guia geral; Entrega e conferência dos materiais. |
15/04/2009 | seção coletiva I unidade 9/10 do TP 3 – duração 4 horas |
29/04/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
13/05/2009 | Seção coletiva I I unidade 11/12 do TP 3 – duração 4 horas |
27/05/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
10/06/2009 | Seção coletiva III unidade 13/14 do TP 4 – duração 4 horas |
24/06/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
08/07/2009 | Seção coletiva IV unidade 15/16 do TP 4– duração 4 horas |
15/07/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
05/08/2009 | seção coletiva V unidade 17/18 do TP 5 – duração 4 horas |
19/08/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
02/09/2009 | seção coletiva V unidade 19/20 do TP 5 – duração 4 horas |
16/09/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
30/09/2009 | Seção coletiva VIII unidade 1/2/3/4 do TP 1 – duração 4 horas |
14/10/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
28/10/2009 | Seção coletiva IX unidade 5/6/7/8 do TP 2 – duração 4 horas |
11/11/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
25/11/2009 | Seção coletiva IX unidade 21/22 do TP 6 – duração 4 horas |
09/12/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
16/12/2009 | seção coletiva VI unidade 7/8 do TP 5 – duração 4 horas |
cronograma do Gestar II- LP
CRONOGRAMA DO CURSO
QUADRO DEMONSTRATIVO CARGA HORARIA DO PROGRAMA – MÓDULO I E II | ||
1. ESTUDOS INDIVIDUAIS
2. ESTUDOS COLETIVOS OFICINAS | 24 UNIDADES DOS TPS (5 HORAS PARA CADA UNIDADE)
16 OFICINAS DAS UNIDADES 2 OFICINAS INTRODUTÓRIAS 2 OFICINAS DE AVALIAÇÃO (4H CADA OFICINA) | 120 H
80 H
|
3. LIÇÃO DE CASA OU SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO | 12 UNIDADES DOS TPS (5 H CADA UNIDADE) | 60 H |
4. ELABORAÇÃO DO PROJETO | DO INÍCIO AO TÉRMINO DO CURSO | 40 H |
TOTAL DE HORAS – 300 H |
Nenhum comentário:
Postar um comentário