Pages

domingo, 17 de maio de 2009

LEMBRANÇAS

Novo ano, nova vida, novos olhares. Nossa, ouço o barulho do ventilador que num ritmo único refresca o calor exagerado que se vive nos últimos dias. Lembranças, como queria voltar ao tempo e relembrar os momentos já vividos, foram tantos momentos bons que já se passaram e que não voltam mais, poderemos até fazer um novo começo, mas estes terão características diferenciadas. Como era bom sentir o carinho da mamãe que papai do céu já levou. Nossa como era bom sentir seu cheiro, seu perfume que tanto adorava. É, esses momentos já passaram e fico feliz, pois aproveitei-os muito bem todo o carinho que transbordava daquele coração singelo e cheio de emoção e carinho. Que onde ela estiver esteja cercada de muita luz.
Hoje dia 10 de março um dia lindíssimo, céu nublado, algumas gotículas de chuva molham o nosso chão, lavando também a nossa alma. Deus esse ser perfeito criou tantas coisas belas e inexplicáveis ao ser humano, fez com tanta perfeição e não deixou resquícios para que o ser humano pudesse descobrir o seu significado apenas apreciassem e sentissem transbordar em sua alma.
É, falar em distância é algo surpreendente. Quantos amigos construímos e deixamos longe, sabedores que somos que a distância não impede de lembrarmos e vivenciarmos os momentos bons vividos. Que bom seria se todos os seres humanos pudessem se harmonizar e humanizar com a natureza teríamos um mundo mais justo e mais feliz. Queria gritar para o mundo e dizer a todos quantos sentimentos puros está cercado o ser humano.
Amor, paixão, desilusão, amizades, ressentimentos, mágoas, tristezas, possibilidades, expectativas. Assim é este ser que vive numa busca para encontrar a felicidade, quantas buscas sentimos a cada instante. Como nos preocupamos com o tempo, vivemos em função de um relógio, este determina todo nosso desempenho, toda nossa espera, toda nossa expectativa. Como é bom adentrarmos ao nosso eu e ouvirmos a voz rouca que pretende sair, mas tem medo. Medo de dizer quem tu és? Tu és um ser importante que aqui está e nasceu para brilhar e mostrar a todos aqueles que estão ao seu redor.
Olhos velados
Olhos abertos
Olhos cismados
Olhos de luz
Olhos espelhos da alma
Nos indica o caminho e
nos diz quem somos.
Uma estrela cadente
Um olhar radiante
Um cosmo ou apenas um ser humano?
Humano ou desumano?
Brilho, nostalgia, evolução
Grandes resoluções
Vidas em ebulição
Sentimentos ocultos
gritam misteriosamente,
Assim num trilhar de sentimento tu estás
deixe a paz resplandecer
Viva de maneira vivificante
Descubra os mistérios de sua mente
descubra o velar de seu coração
Transborde em emoção e seja mais um a espera
do milagre da vida
Obscuridade do olhar
Claridade ao enxergar
vida nova a começar
Viver é amor
Amor com todos que
com seus olhos ardentes
pedem para enxergá-los, pois
em cada linha escrita existe
uma gota de sangue
simbolizando vitórias realizadas
vidas completas, compactas
sentimento puro
AMOR!

Sônia

Um comentário:

palavras em ação disse...

É bom lembrar das coisas boas da nossa mente, principalmente aquelas lembranças que marcaram nossas vidas e que ainda continuaram marcando.

Julio.

vida

vida

Benvindo

Sem sonhos, a vida não tem brilho.
Sem metas, os sonhos não tem alicerce.
Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. melhor é errar por tentar do que errar por se omitir! Não tenha medo dos tropeços da jornada. Não se esqueça de que você, ainda que incompleto foi o maior aventureiro da história.

Pensar

Pensar, como é bom pensar. Paro para pensar e ouço meus pensamentos. Muitas vezes diante dos problemas que vivenciamos no nossos cotidiano não sabemos o que escrever ou talvez não gostamos de registrar nossos pensamentos. Nos pegamos mergulhados em nossos pensamentos e questionamos quem sou eu? Dúvida estas nem sempre passíveis de respostas. Olhamos para o lado e vemos pessoas pensando, porque será que pensam tanto? Queria olhar para o horizonte e ter todas as respostas não respondidas. Nossa quantos pensamentos divergentes. Escutamos ruídos que, muitas vezes nos impossibilitam de pensar. Pensar num mundo diferente no qual o ser humano coautor do universo pudesse se amar mais harmonizando com o meio ambiente e consequentemente se humanizar mais consigo mesmo. Temos tantos medos e esses medos nos faz mergulhar num crepúsculo sem encontrarmos a saída. A vida é bela, vivemos momentos de grande emoção numa simbiose de sentimentos que se entrelaçam nos possibilitando viver momentos de alegria ou a tristeza.

Precisamos ter emoção de viver a vida, pois já ganhamos duas grandes batalhas: a disputa do espermatozóide e o nosso nascimento. Nossa não sabíamos que nessa vida enfrentaríamos batalhas tão difíceis, mas como já fomos vitoriosos conseguimos enfrentá-los e ganharmos essas batalhas. Temos que ter em mente que nossa vida é maravilhosa, precisamos saber valorizá-la e só assim poderemos ter um sentido mais absoluto do viver.

Alguns escrevem outros apenas pensam... será que tem medo de ouvir o seu coração e descobrir as grandes catedrais que ali habitam. Todas as nossas dificuldades nos impedem de organizar nossos pensamentos que ficam como uma teia que não conseguiu de fechar. Gosto tanto de trabalhar com as palavras, elas são significativas podemos jogar com elas. Vida louca, louca vida. Quantas vezes em nossos pensamentos permitimos que a tristeza e a angústia invade nosso eu nos deixando debilitados? Alguns momentos queríamos gritar para todo mundo para que ouvissem o que temos a dizer. Quantos sentimentos, quantas emoções. É na mistura de sentimentos como o amor, a sabedoria o discernimento, a alegria, a tristeza, a gratidão, a doação, a caridade, o conhecimento que nos construídos como ser humano. Cheios de contrastes. Sorrisos encantadores nos faz vibrar cheios de emoção. O tempo passa tão rápido e, quando percebemos já passou.


Itapoá-Sc

PROJETO


PROJETO


O professor cursista deverá desenvolver um projeto para a finalização do programa, de preferência interdisciplinar, a ser implementado em sala de aula, apresentando a estrutura a seguir:

Temática: definir o tema que possa desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa e seja contextualizado à realidade de sala de aula.

Problemática: definir situação-problema a ser focada mediante seu desenvolvimento.

Fundamentação teórica: definir conceitos e as teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas.

Objetivos: definir quais são os objetivos gerais e específicos a serem alcançados com a sua implementação.

Cronograma: definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos prazos.

Equipe: definir as áreas de conhecimento envolvidos, assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições.


Avaliação: definir o processo de avaliação e os instrumentos a serem utilizados.






Secretaria de Educação e Professores Formadores

Secretaria de educação, coordenador do Curso Gestar

oficina-seção 9 e 10 - TP3

Intervalo-Coffee break

ENVELOPE DA LINGUAGEM

ENVELOPE DA LINGUAGEM

Elaboração de atividade

CRONOGRAMA DAS AULAS DO GESTAR II - ITAPOÁ/SC



01/04/2009 -

Abertura do Curso Gestar;

Eduardo e Valci falam sobre a importância de fazer o curso;

Leitura do guia geral;

Entrega e conferência dos materiais.

15/04/2009

seção coletiva I

unidade 9/10 do TP 3 – duração 4 horas

29/04/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

13/05/2009

Seção coletiva I I

unidade 11/12 do TP 3 – duração 4 horas

27/05/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

10/06/2009

Seção coletiva III

unidade 13/14 do TP 4 – duração 4 horas

24/06/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

08/07/2009

Seção coletiva IV

unidade 15/16 do TP 4– duração 4 horas

15/07/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

05/08/2009

seção coletiva V

unidade 17/18 do TP 5 – duração 4 horas

19/08/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

02/09/2009

seção coletiva V

unidade 19/20 do TP 5 – duração 4 horas

16/09/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

30/09/2009

Seção coletiva VIII

unidade 1/2/3/4 do TP 1 – duração 4 horas

14/10/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

28/10/2009

Seção coletiva IX

unidade 5/6/7/8 do TP 2 – duração 4 horas

11/11/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

25/11/2009

Seção coletiva IX

unidade 21/22 do TP 6 – duração 4 horas

09/12/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

16/12/2009

seção coletiva VI

unidade 7/8 do TP 5 – duração 4 horas


cronograma do Gestar II- LP

CRONOGRAMA DO CURSO



QUADRO DEMONSTRATIVO CARGA HORARIA DO PROGRAMA – MÓDULO I E II

1. ESTUDOS INDIVIDUAIS



2. ESTUDOS COLETIVOS

OFICINAS

24 UNIDADES DOS TPS (5 HORAS PARA CADA UNIDADE)


16 OFICINAS DAS UNIDADES

2 OFICINAS INTRODUTÓRIAS

2 OFICINAS DE AVALIAÇÃO

(4H CADA OFICINA)

120 H



80 H


3. LIÇÃO DE CASA OU SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO

12 UNIDADES DOS TPS (5 H CADA UNIDADE)

60 H

4. ELABORAÇÃO DO PROJETO

DO INÍCIO AO TÉRMINO DO CURSO

40 H

TOTAL DE HORAS – 300 H


Cursistas Gestar II - Língua Portuguesa

Cursistas Gestar II - Língua Portuguesa
Vocês são um sucesso. Beijos

Professora Tamar

Professora Tamar
Você é um sucesso!