Pages

domingo, 17 de maio de 2009

MEMÓRIAS

Lembranças apenas lembranças ficam registradas em nosso interior. Queria tanto voltar ao tempo e sentir o cheiro do café da mamãe, o sabor do pão com mortadela da escola, nossa que tempo bom , tempo que não volta mais. Cantar a Ciranda cirandinha, Atirei o pau no gato, quantas saudades. Voltar a ser criança seria a única maneira de voltar ao tempo e voltar a brincar com meu amigos de passar anel, Caí no poço. Quantas recordações, quantas recordações. Minha primeira bicicleta como era difícil equilibrar, quantos tombos, quantas derrapadas, mas enfim a conquista do equilíbrio.
Amamos tantas pessoas, permanecem conosco durante muito tempo e de repente desparecem como num toque de mágica. É muito dolorido perder as pessoas que amamos. Perder minha irmã foi muito dolorido para mim, me fez bastante falta, sempre conversávamos, nossa ela era muito legal. Num toque de mágica uma doença a atinge e a leva a óbito. Quanta tristeza, quanta dor, quanta angústia, quanto choro. Hoje fica apenas as lembranças boas, pois tudo passa na vida não somos eternos fisicamente, mas sim, espiritualmente. O tempo passou e as cicatrizes foram curadas, mas como tudo dura muito pouco, novamente as cicatrizes foram arrebentadas sem nenhum dó, agora a perda de um ser especial que me deu a vida, minha mãezinha querida. Eu a amo muito você será a pessoa mais especial de minha vida, me ensinou os primeiros passos, me ensinou a viver. Te amo, te amo, te amo...
A vida é uma sequência de acontecimentos em alguns momentos não queríamos que estes existissem, pois retratam apenas as dificuldades enfrentadas. Alegres ou triste nossa vida passa. Nossa esse barulho é como nossa vida em alguns momentos, quando diante dos fatos, não conseguimos ver caminhos para nos livrar das emboscadas. No fluir dos sentimentos vamos nos construindo todos os dias, novas aprendizagens, novas obstáculos, nova vida. Em alguns momentos rimos e fazemos piadinhas tudo é tão engraçado, rir de nós mesmos. Nos concentramos para ouvir nossos pensamentos e estes não param. Como é bom poder pensar sinal que estamos vivos. Por que será que muitos param a vida? Será que não se gostam? Almas feridas que imploram perdão, amor queremos dizer que somos importantes. Como é bom ouvir nosso eu dizendo que a vida é bela, bela, bela e bela...reticências, pois a vida é bela.
Acordar mais um dia é uma dádiva, somos seres humanos que amamos e somos amados. Interromper nossos sonhos e metas é muito ruim. Vamos possibilitar que estes são sejam interrompidos. Como é bom escrever nossas memórias.
Lembro como se fosse hoje meu primeiro dia de aula como era difícil, eu, muito pequena começando a aprender as primeiras letras. Nessa época ainda não tinha consciência que hoje trabalharia com as letras. Minha primeira professora chamava-se Suzana não me recordo muito bem de seus traços físicos apenas fica registado em minha memória que era uma excelente professora pois me fez gostar da linguagem. E hoje tão quanto ela adoro ensinar e ver aqueles olhos brilhantes quando aprendem mais um conhecimento para vida. Nossa quando era pequena tinha muito medo da reprovação, gerava muita angústia só em pensar nessa possibilidade. Permanece viva em minha memória a prova de leitura na primeira série, que garantiria a aprovação ou a reprovação. Esse trabalho era feito pela supervisora. Ao término da leitura quando recebi a notícia de aprovada me senti a pessoa mais feliz do mundo. Cada dia que passava gostava mais de ir à escola, pois era o espaço de aprendizagem e que nos garantiria acesso ao mercado de trabalho e a descoberta de novos conhecimentos. Assim numa sucessão de fatos e acontecimentos fui para a segunda série, terceira, quarta. Meu Deus, quanta emoção. Agora iniciaria a segunda etapa de minha vida estava indo para o ginásio. Terminei fui o Ensino Médio ainda sem saber o que fazer. Pensei que não fosse mais estudar, pois passar no vestibular não era muito fácil, ainda mais que precisaria estudar numa Universidade pública, pois minha família não tinha condições de pagar. È acho que acredito no destino, pois fiz o vestibular e passei numa Universidade Estadual e pude concretizar o sonho de ter um curso universitário.
Hoje já estou no magistério a 12 ano e me sinto realizada. Não sei nem como explicar essa profissão. Ela é tão forte e trabalhamos não pelo salário, mas é paixão incondicional.
Hoje o tempo passou e permanece em nossa memória apenas as lembranças que são intercalados passado e momento presente com uma expectativa melhor para o futuro.
Estar na educação hoje é uma das grandes paixões. Mesmo sabedores que somos que os percalços muitas vezes nos tiram do chão, pois nos deparamos com crianças com uma vida insípida e inodora vivendo apenas por viver não apresentando perspectivas de uma vida melhor.


Sônia

Nenhum comentário:

vida

vida

Benvindo

Sem sonhos, a vida não tem brilho.
Sem metas, os sonhos não tem alicerce.
Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. melhor é errar por tentar do que errar por se omitir! Não tenha medo dos tropeços da jornada. Não se esqueça de que você, ainda que incompleto foi o maior aventureiro da história.

Pensar

Pensar, como é bom pensar. Paro para pensar e ouço meus pensamentos. Muitas vezes diante dos problemas que vivenciamos no nossos cotidiano não sabemos o que escrever ou talvez não gostamos de registrar nossos pensamentos. Nos pegamos mergulhados em nossos pensamentos e questionamos quem sou eu? Dúvida estas nem sempre passíveis de respostas. Olhamos para o lado e vemos pessoas pensando, porque será que pensam tanto? Queria olhar para o horizonte e ter todas as respostas não respondidas. Nossa quantos pensamentos divergentes. Escutamos ruídos que, muitas vezes nos impossibilitam de pensar. Pensar num mundo diferente no qual o ser humano coautor do universo pudesse se amar mais harmonizando com o meio ambiente e consequentemente se humanizar mais consigo mesmo. Temos tantos medos e esses medos nos faz mergulhar num crepúsculo sem encontrarmos a saída. A vida é bela, vivemos momentos de grande emoção numa simbiose de sentimentos que se entrelaçam nos possibilitando viver momentos de alegria ou a tristeza.

Precisamos ter emoção de viver a vida, pois já ganhamos duas grandes batalhas: a disputa do espermatozóide e o nosso nascimento. Nossa não sabíamos que nessa vida enfrentaríamos batalhas tão difíceis, mas como já fomos vitoriosos conseguimos enfrentá-los e ganharmos essas batalhas. Temos que ter em mente que nossa vida é maravilhosa, precisamos saber valorizá-la e só assim poderemos ter um sentido mais absoluto do viver.

Alguns escrevem outros apenas pensam... será que tem medo de ouvir o seu coração e descobrir as grandes catedrais que ali habitam. Todas as nossas dificuldades nos impedem de organizar nossos pensamentos que ficam como uma teia que não conseguiu de fechar. Gosto tanto de trabalhar com as palavras, elas são significativas podemos jogar com elas. Vida louca, louca vida. Quantas vezes em nossos pensamentos permitimos que a tristeza e a angústia invade nosso eu nos deixando debilitados? Alguns momentos queríamos gritar para todo mundo para que ouvissem o que temos a dizer. Quantos sentimentos, quantas emoções. É na mistura de sentimentos como o amor, a sabedoria o discernimento, a alegria, a tristeza, a gratidão, a doação, a caridade, o conhecimento que nos construídos como ser humano. Cheios de contrastes. Sorrisos encantadores nos faz vibrar cheios de emoção. O tempo passa tão rápido e, quando percebemos já passou.


Itapoá-Sc

PROJETO


PROJETO


O professor cursista deverá desenvolver um projeto para a finalização do programa, de preferência interdisciplinar, a ser implementado em sala de aula, apresentando a estrutura a seguir:

Temática: definir o tema que possa desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa e seja contextualizado à realidade de sala de aula.

Problemática: definir situação-problema a ser focada mediante seu desenvolvimento.

Fundamentação teórica: definir conceitos e as teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas.

Objetivos: definir quais são os objetivos gerais e específicos a serem alcançados com a sua implementação.

Cronograma: definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos prazos.

Equipe: definir as áreas de conhecimento envolvidos, assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições.


Avaliação: definir o processo de avaliação e os instrumentos a serem utilizados.






Secretaria de Educação e Professores Formadores

Secretaria de educação, coordenador do Curso Gestar

oficina-seção 9 e 10 - TP3

Intervalo-Coffee break

ENVELOPE DA LINGUAGEM

ENVELOPE DA LINGUAGEM


Elaboração de atividade


CRONOGRAMA DAS AULAS DO GESTAR II - ITAPOÁ/SC



01/04/2009 -

Abertura do Curso Gestar;

Eduardo e Valci falam sobre a importância de fazer o curso;

Leitura do guia geral;

Entrega e conferência dos materiais.

15/04/2009

seção coletiva I

unidade 9/10 do TP 3 – duração 4 horas

29/04/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

13/05/2009

Seção coletiva I I

unidade 11/12 do TP 3 – duração 4 horas

27/05/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

10/06/2009

Seção coletiva III

unidade 13/14 do TP 4 – duração 4 horas

24/06/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

08/07/2009

Seção coletiva IV

unidade 15/16 do TP 4– duração 4 horas

15/07/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

05/08/2009

seção coletiva V

unidade 17/18 do TP 5 – duração 4 horas

19/08/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

02/09/2009

seção coletiva V

unidade 19/20 do TP 5 – duração 4 horas

16/09/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

30/09/2009

Seção coletiva VIII

unidade 1/2/3/4 do TP 1 – duração 4 horas

14/10/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

28/10/2009

Seção coletiva IX

unidade 5/6/7/8 do TP 2 – duração 4 horas

11/11/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

25/11/2009

Seção coletiva IX

unidade 21/22 do TP 6 – duração 4 horas

09/12/2009

Apresentação dos resultados obtidos da oficina

16/12/2009

seção coletiva VI

unidade 7/8 do TP 5 – duração 4 horas


cronograma do Gestar II- LP

CRONOGRAMA DO CURSO



QUADRO DEMONSTRATIVO CARGA HORARIA DO PROGRAMA – MÓDULO I E II

1. ESTUDOS INDIVIDUAIS



2. ESTUDOS COLETIVOS

OFICINAS

24 UNIDADES DOS TPS (5 HORAS PARA CADA UNIDADE)


16 OFICINAS DAS UNIDADES

2 OFICINAS INTRODUTÓRIAS

2 OFICINAS DE AVALIAÇÃO

(4H CADA OFICINA)

120 H



80 H


3. LIÇÃO DE CASA OU SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO

12 UNIDADES DOS TPS (5 H CADA UNIDADE)

60 H

4. ELABORAÇÃO DO PROJETO

DO INÍCIO AO TÉRMINO DO CURSO

40 H

TOTAL DE HORAS – 300 H


Cursistas Gestar II - Língua Portuguesa

Cursistas Gestar II - Língua Portuguesa
Vocês são um sucesso. Beijos

Professora Tamar

Professora Tamar
Você é um sucesso!