segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
AVALIAÇÃO GERAL DO GESTAR II
Assim o curso Gestar propiciou aos professores de Língua portuguesa um olhar avante para o ensino da Língua, possibilitando-os conciliar a teoria e a prática de maneira satisfatória. Com essa formação continuada temos a possibilidade de desenvolver um trabalho centrado no objetivo primordial da língua que é o leitura e a escrita. Não podemos desmotivar diante dos obstáculos que teremos que atravessar, temos que vencê-los, pois e só através da educação que teremos num futuro próximo uma sociedade letrada com cidadãos conscientes e capazes de transformar a sociedade vigente.
No que tange ao material este foi de extrema qualidade, pois nos trouxe recursos nunca dantes visto para desenvolver um trabalho de qualidade com a língua.
Para mim o curso Gestar foi de extrema relevância nesse período em que a sociedade passa por um momento de transição no qual percebe-se grande desinteresse pelos estudos por parte dos alunos.
Com o desenvolvimento das atividades propostas pelo material já se pode observar grandes mudanças no comportamento dos alunos no que se refere ao ensino da língua. Os alunos apresentaram mais motivados passando a ter um novo olhar para o ensino da língua e sua importância no contexto social.
Trabalhando com os cursistas foi muito interessante pois a troca de experiências nos possibilitou ver novas possibilidades para o ensino da língua. Trocar experiência sempre foi vantajoso e nessa perspectiva todos esperavam ansiosos para apresentar seus trabalhos e ver o que seus colegas desenvolveram a partir do material. Discutir a língua é algo extraordinário e assim vamos tendo novos olhares para se trabalhar.
A professora Tamar que nos conduziu até o final de nosso curso foi excelente, criativa e de muita sabedoria para conduzir as atividades da melhor maneira possível. Nos apresentou novos materiais para melhorar nossas aulas.
Assim, se todos passarem a utilizar essa nova proposta de trabalho teremos um ensino de qualidade num futuro bem próximo.
vida
Benvindo
Sem metas, os sonhos não tem alicerce.
Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. melhor é errar por tentar do que errar por se omitir! Não tenha medo dos tropeços da jornada. Não se esqueça de que você, ainda que incompleto foi o maior aventureiro da história.
Pensar
Pensar, como é bom pensar. Paro para pensar e ouço meus pensamentos. Muitas vezes diante dos problemas que vivenciamos no nossos cotidiano não sabemos o que escrever ou talvez não gostamos de registrar nossos pensamentos. Nos pegamos mergulhados em nossos pensamentos e questionamos quem sou eu? Dúvida estas nem sempre passíveis de respostas. Olhamos para o lado e vemos pessoas pensando, porque será que pensam tanto? Queria olhar para o horizonte e ter todas as respostas não respondidas. Nossa quantos pensamentos divergentes. Escutamos ruídos que, muitas vezes nos impossibilitam de pensar. Pensar num mundo diferente no qual o ser humano coautor do universo pudesse se amar mais harmonizando com o meio ambiente e consequentemente se humanizar mais consigo mesmo. Temos tantos medos e esses medos nos faz mergulhar num crepúsculo sem encontrarmos a saída. A vida é bela, vivemos momentos de grande emoção numa simbiose de sentimentos que se entrelaçam nos possibilitando viver momentos de alegria ou a tristeza.
Precisamos ter emoção de viver a vida, pois já ganhamos duas grandes batalhas: a disputa do espermatozóide e o nosso nascimento. Nossa não sabíamos que nessa vida enfrentaríamos batalhas tão difíceis, mas como já fomos vitoriosos conseguimos enfrentá-los e ganharmos essas batalhas. Temos que ter em mente que nossa vida é maravilhosa, precisamos saber valorizá-la e só assim poderemos ter um sentido mais absoluto do viver.
Alguns escrevem outros apenas pensam... será que tem medo de ouvir o seu coração e descobrir as grandes catedrais que ali habitam. Todas as nossas dificuldades nos impedem de organizar nossos pensamentos que ficam como uma teia que não conseguiu de fechar. Gosto tanto de trabalhar com as palavras, elas são significativas podemos jogar com elas. Vida louca, louca vida. Quantas vezes em nossos pensamentos permitimos que a tristeza e a angústia invade nosso eu nos deixando debilitados? Alguns momentos queríamos gritar para todo mundo para que ouvissem o que temos a dizer. Quantos sentimentos, quantas emoções. É na mistura de sentimentos como o amor, a sabedoria o discernimento, a alegria, a tristeza, a gratidão, a doação, a caridade, o conhecimento que nos construídos como ser humano. Cheios de contrastes. Sorrisos encantadores nos faz vibrar cheios de emoção. O tempo passa tão rápido e, quando percebemos já passou.
PROJETO
PROJETO
O professor cursista deverá desenvolver um projeto para a finalização do programa, de preferência interdisciplinar, a ser implementado em sala de aula, apresentando a estrutura a seguir:
Temática: definir o tema que possa desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa e seja contextualizado à realidade de sala de aula.
Problemática: definir situação-problema a ser focada mediante seu desenvolvimento.
Fundamentação teórica: definir conceitos e as teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas.
Objetivos: definir quais são os objetivos gerais e específicos a serem alcançados com a sua implementação.
Cronograma: definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos prazos.
Equipe: definir as áreas de conhecimento envolvidos, assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições.
Avaliação: definir o processo de avaliação e os instrumentos a serem utilizados.
ENVELOPE DA LINGUAGEM
CRONOGRAMA DAS AULAS DO GESTAR II - ITAPOÁ/SC
01/04/2009 - | Abertura do Curso Gestar; Eduardo e Valci falam sobre a importância de fazer o curso; Leitura do guia geral; Entrega e conferência dos materiais. |
15/04/2009 | seção coletiva I unidade 9/10 do TP 3 – duração 4 horas |
29/04/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
13/05/2009 | Seção coletiva I I unidade 11/12 do TP 3 – duração 4 horas |
27/05/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
10/06/2009 | Seção coletiva III unidade 13/14 do TP 4 – duração 4 horas |
24/06/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
08/07/2009 | Seção coletiva IV unidade 15/16 do TP 4– duração 4 horas |
15/07/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
05/08/2009 | seção coletiva V unidade 17/18 do TP 5 – duração 4 horas |
19/08/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
02/09/2009 | seção coletiva V unidade 19/20 do TP 5 – duração 4 horas |
16/09/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
30/09/2009 | Seção coletiva VIII unidade 1/2/3/4 do TP 1 – duração 4 horas |
14/10/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
28/10/2009 | Seção coletiva IX unidade 5/6/7/8 do TP 2 – duração 4 horas |
11/11/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
25/11/2009 | Seção coletiva IX unidade 21/22 do TP 6 – duração 4 horas |
09/12/2009 | Apresentação dos resultados obtidos da oficina |
16/12/2009 | seção coletiva VI unidade 7/8 do TP 5 – duração 4 horas |
cronograma do Gestar II- LP
CRONOGRAMA DO CURSO
QUADRO DEMONSTRATIVO CARGA HORARIA DO PROGRAMA – MÓDULO I E II | ||
1. ESTUDOS INDIVIDUAIS
2. ESTUDOS COLETIVOS OFICINAS | 24 UNIDADES DOS TPS (5 HORAS PARA CADA UNIDADE)
16 OFICINAS DAS UNIDADES 2 OFICINAS INTRODUTÓRIAS 2 OFICINAS DE AVALIAÇÃO (4H CADA OFICINA) | 120 H
80 H
|
3. LIÇÃO DE CASA OU SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO | 12 UNIDADES DOS TPS (5 H CADA UNIDADE) | 60 H |
4. ELABORAÇÃO DO PROJETO | DO INÍCIO AO TÉRMINO DO CURSO | 40 H |
TOTAL DE HORAS – 300 H |
Nenhum comentário:
Postar um comentário